Protocolo 17.151.048 – 2021. 2021-06-20, às 10:53:23am RÁDIO WEB INESPEC 2022

Protocolo 17.151.048 – 2021. 2021-06-20, às 10:53:23am Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.
contador grátis
Loading...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA INTRODUÇÃO - AMINOÁCIDOS

 

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA

INTRODUÇÃO - AMINOÁCIDOS

Os aminoácidos são as unidades estruturais fundamentais de proteínas e peptídeos. São moléculas orgânicas que apresentam os seguintes grupos químicos comuns a todos eles: um grupo carboxila (COOH), um grupo amino (NH2 ), um átomo de hidrogênio (H) e um radical ou cadeia lateral (R). Os diversos aminoácidos diferem apenas na natureza química do grupo ligado à cadeia lateral. A maioria dos aminoácidos encontrados em peptídeos e proteínas são moléculas assimétricas. Esses aminoácidos assimétricos (como veremos ao longo do desenvolvimento dessa aula) apresentam configuração absoluta L. Os vinte aminoácidos mais comumente encontrados na estrutura de proteínas são denominados aminoácidos padrões ou primários. Utiliza-se esse termo para diferenciar os aminoácidos primários dos aminoácidos derivados ou especiais. Os aminoácidos derivados ou especiais são formados a partir de reações químicas sofridas por um dos vinte aminoácidos primários. O grupo amino (NH2 ) de um aminoácido reage com o grupo carboxila (COOH) de outro aminoácido formando uma ligação covalente denominada ligação peptídica. A ligação peptídica une os aminoácidos formando os peptídeos e proteínas. Os peptídeos são pequenas cadeias de aminoácidos enquanto as proteínas são cadeias enormes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia recomendada para estudos em METODOLOGIA CIENTÍFICA.

  Introdução À Metodologia Do Trabalho Científico,   2010. ANDRADE, Maria Margarida de.   Editora ‏ : ‎ Atlas; 10ª edição (22 março 2010). I...