Protocolo 17.151.048 – 2021. 2021-06-20, às 10:53:23am RÁDIO WEB INESPEC 2022

Protocolo 17.151.048 – 2021. 2021-06-20, às 10:53:23am Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.
contador grátis
Loading...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

NOMENCLATURA E REPRESENTAÇÕES DOS AMINOÁCIDOS

 

NOMENCLATURA E REPRESENTAÇÕES DOS AMINOÁCIDOS

Os aminoácidos foram denominados com nomes comuns de acordo com três critérios: 1. a fonte a partir da qual eles foram pela primeira vez obtidos na forma pura, como a tirosina, (termo que vem de tyros, do grego, que significa queijo) nomeada assim por ter sido obtida do queijo. A asparagina, assim denominada por que foi obtida do aspargo; 2. uma característica química do aminoácido, como por exemplo a fenilalanina, assim nomeada por apresentar um grupo fenil ligado ao aminoácido alanina; e 3. uma propriedade do aminoácido, como, por exemplo, a glicina, que recebe esse nome por ter o sabor doce, lembrando os glicídios (açúcares). A maioria dos aminoácidos tem seus nomes terminados com o sufixo “ina”, como: prolina, glicina, alanina asparagina, etc. Outros têm nomes terminados em “ano”, como o triptofano e em “ico”, como o ácido aspártico e o ácido glutâmico. O ácido aspártico e o ácido glutâmico, em suas formas ionizadas, apresentam carga líqüida negativa, sendo nomeados aspartato e glutamato, respectivamente, uma vez que a terminação “ato” é usada para designar os ácidos carregados negativamente. A tabela 1 traz os 20 aminoácidos padrões, acompanhados das abreviaturas de uma e de três letras. Essas abreviaturas são utilizadas para descrever de forma prática a seqüência de aminoácidos das proteínas. A regra seguida na abreviatura de três letras da maioria dos aminoácidos consiste em registrar as três primeiras letras iniciais do seu nome em inglês. A abreviatura de uma letra é usada em textos científicos quando se quer comparar as seqüências de aminoácidos de diversas proteínas. Essa abreviatura é feita, para a maior parte dos aminoácidos, usando a primeira letra do nome do aminoácido correspondente. Alguns têm símbolos que não têm nenhuma relação com os seus nomes, como por exemplo, o 3 triptofano e a lisina, que são representados por W e K, respectivamente. Como já existem dois aminoácidos representados pelas letras L (a leucina) e T (a treonina), convencionou-se representar a lisina com a letra K e o triptofano com a letra W.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia recomendada para estudos em METODOLOGIA CIENTÍFICA.

  Introdução À Metodologia Do Trabalho Científico,   2010. ANDRADE, Maria Margarida de.   Editora ‏ : ‎ Atlas; 10ª edição (22 março 2010). I...